Tipos 1+5 do Eneagrama a trabalhar juntos

24-08-2020

O tipo 5 pode ser confundido com o tipo 1 porque à primeira vista ambos são confiáveis, contidos e disciplinados. Podem ser grandes professores e mentores intelectuais. 


No entanto, 1 é compulsivo, sente-se obrigado a  corrigir o outro, já o 5 racionalista sente-se confortável mantendo-se à parte, sem se intrometer.

Trabalham bem juntos, quando concordam sobre regras, deveres e procedimentos. Planeiam bem sob contingências diversas e o tipo 1 não quer cometer erros, enquanto o tipo 5 não quer atenção sobre coisas negativas.

Os problemas aparecem quando o tipo 1 vê o tipo 5 distante a apático sobre uma situação, como se não quisesse assumir a responsabilidade prontamente sobre ela. O tipo 5 não gosta quando o tipo 1 se torna moralista e intrometido demais nos seus assuntos.

Quando o tipo 1 é o chefe e o tipo 5 subordinado, o primeiro adora dizer ao segundo como deve fazer o seu trabalho, porém o 5 gosta de pensar e fazer as coisas à sua maneira.

O tipo 1 gosta de relatórios enquanto o trabalho se desenvolve e o tipo 5 prefere não dividir o que sabe enquanto tudo não esteja pronto. O funcionário tipo 5 deve saber que a sua insistência com a privacidade soa como "uma carta fora do baralho", ou como uma auto indulgência (auto perdão) para o seu chefe. Sendo o tipo 5 subordinado, até pode não seguir as regras, mas deve estar consciente disso e terá de argumentar muito bem quando o tipo 1 lhe vier impor o seu ponto de vista.

Quando o tipo 5 é o chefe e o tipo 1 subordinado é possível que o funcionário tipo 1 gostasse de ter mais clareza ou detalhe sobre as regras a seguir, ou mais retorno sobre o que está a acontecer do que aquilo que o chefe tipo 5 normalmente dirá.

Para que isso aconteça o tipo 1 tem que dar espaço e tempo ao tipo 5. Se quiser mesmo saber algo comunique essa vontade e espere pela resposta. O chefe tipo 5 ao trabalhar com o tipo 1 deve lembrar-se que ele é muito literal, portanto, é bom esforçar-se para expressar os seus valores e o que quer com o máximo de clareza possível, para que o tipo 1 tenha a certeza de estar a fazer o seu dever sem cometer deslizes ou ser moralmente incorreto.

Helena Portugal

Se gostou, partilhe. Obrigada!

Helena  Portugal
Todos os direitos reservados 2018
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora