A postura do Tipo 1 do Eneagrama

O Tipo 1 tem uma postura séria, procura ser sensato e civilizado. Persegue a perfeição em tudo o faz e o rodeia. Como à sua volta as coisas não são perfeitas ele sente a obrigação de as aperfeiçoar.
O compromisso com a sua noção de perfeição está sempre presente no trabalho e nos relacionamentos, por isso há um esforço e foco constante em evitar os erros e monitoriza os seus atos avaliando-os permanentemente. Quando percebe que falhou ou não fez o melhor que podia ou sabia, autocritica-se e julga-se severamente.
Faz o que deve ser feito, pelo que o cumprimento do dever está sempre em primeiro lugar, nem que para isso seja necessário abdicar de momentos de lazer. Para o Tipo 1 é comum reprimir a sua vontade e não se divertir, porque o correto é satisfazer os compromissos relacionados com as suas obrigações. Assim, acaba por bloquear as suas emoções e desejos o que vai provocando uma ira contida.
É um trabalhador muito enérgico, ativo e dedicado, trabalhando as horas que forem necessárias para cumprir as suas tarefas ou projetos. Por norma é pouco flexível às opiniões divergentes da sua e não suporta indefinições.
É organizado e analista detendo-se com agrado nos detalhes que levam à perfeição.
O Tipo 1 motiva-se pela possibilidade de poder aperfeiçoar-se a si próprio e a tudo que o rodeia. Uma das coisas lhe dão maior satisfação é um trabalho bem feito e sentir que está a evoluir nas suas competências enquanto pessoa e profissional.
Trabalha bem sozinho, pois assim tem o controlo e domínio da situação, o que lhe permite garantir o cumprimento dos seus padrões de qualidade. Prefere manter a estabilidade e optar por decisões em que sabe o que pode esperar, do que assumir riscos e opções cujo resultado seja inesperado. Como o Tipo 1 é muito prático, sente o impulso de fazer coisas e gosta de ser útil. Não só faz o seu trabalho como se empenha em organizar a desordem que possa haver à sua volta.
Por norma, tudo o que é dinâmico e pede ação motiva o Tipo 1, assim como os desafios que permitam testar a sua competência ao ir ultrapassando, com segurança e certeza, cada etapa de um projeto. Mesmo que possa sentir-se contente consigo próprio expressa, esse contentamento sem extravagâncias por não sentir a necessidade se expor perante os outros. Extravagância é tudo o que que sai do ritmo certo e planeado, como por exemplo, fazer algo espontâneo que implique agregar recursos e tempo em algo que vai para lá daquilo que é preciso fazer, mostrar ou ter.
Helena Portugal
Se gostou, partilhe. Obrigada!