A ética no Eneagrama

O Eneagrama é um conhecimento que requer delicadeza no seu ensinamento, tempo para ser integrado, e muito respeito pelo estado de consciência em que cada pessoa se encontra.
- Sempre que se fala de Eneagrama deve ter-se em atenção a recetividade da outra pessoa - cada um deve decidir por si se quer ou não usar este conhecimento para o seu desenvolvimento pessoal.
- Por muito boa que seja a intenção é importante resistir à vontade de dizer aos outros o Tipo de personalidade que pensa ser o deles. A descoberta da personalidade pertence ao próprio. Se for pertinente convide-o a reconsiderar o Tipo de personalidade em questão falando sobre os vários Tipos com exemplos práticos.
- O Tipo de personalidade não é um rótulo que define a pessoa. Ele indica apenas o ponto de partida para iniciar um percurso de auto conhecimento, lembrando sempre que embora existam características comuns todos somos únicos.
- O Eneagrama não é um sistema fixo, possui uma dinâmica orientada para a compreensão, consciencialização, mudança e evolução interior do ser.
- O Eneagrama deve ser trabalhado com humildade e integridade, nunca indo para além das competências de quem o aplica. Para lá do conhecimento teórico é muito importante a experiência na área a trabalhar.
- O Eneagrama mantém o foco nas motivações e não nas atitudes. Podemos observar atitudes idênticas sendo as motivações em cada Tipo de personalidade diferentes.
- Nenhuma personalidade é melhor ou pior que outra - todas apresentam capacidades inatas únicas e pontos de exagero ou fixações.
- Nunca presuma que uma pessoa é limitada em função daquilo que aprendeu sobre os Eneatipos. As pessoas não são apenas a personalidade.
- Nunca use o seu Eneatipo como desculpa para os seus comportamentos. O Eneagrama é um caminho de auto conhecimento para conscientemente sair da "prisão" do Eneatipo ou seja da personalidade.
- Todo o trabalho com Eneagrama é livre de preconceitos e julgamentos. Baseia-se na vontade genuína de ajudar as pessoas a encontrar caminhos e estratégias para uma vida mais funcional, equilibrada e feliz.
Helena Portugal
Se lhe apetecer, comente partilhe o artigo!